REFORMA DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO CHINÊS DEIXA 40 MILHÕES DE SERVIDORES PÚBLICOS APREENSIVOS


O sistema previdenciário chinês deve sofrer mudanças que implicarão nos servidores públicos terem que contribuir com parte do salário para um plano de pensão, assim como fazem os trabalhadores da iniciativa privada.

Como país mais populoso do mundo, a China também possui o maior sistema previdenciário do planeta. Durante décadas, o referido sistema manteve uma estrutura de “duas vias”, sendo uma delas dedicada aos servidores públicos e outra voltada para os funcionários de empresas privadas. Agora o governo quer que os servidores públicos passem a contribuir com uma parte da sua renda para o sistema privado.

Desde outubro de 2014, 40 milhões de servidores públicos, incluindo o professor Zhang Lufa, foram obrigados pelo governo a contribuir com 8% de seu salário para o fundo de pensão estatal. Além disso, seus benefícios de aposentadoria passaram a depender do tempo em que permanecerão na ativa, do volume contributivo, e do valor do salário em relação à média salarial do município em que residem.

Antes da mudança, os servidores públicos contavam com um plano de Benefício Definido que lhes assegurava 80% a 90% do salário final. Atualmente, muitos se preocupam com a falta de proteção na idade avançada. “É claro que seremos afetados. A escola onde trabalho é uma instituição pública, de forma que temos que seguir as novas regras. Isso significa que a minha aposentadoria será menor do que eu esperava”, afirma Zhang.

Os empregados do governo há tempos são vistos como os mais afortunados do país em termos de regras de aposentadoria, tanto que, no linguajar local, ter um emprego público é como ter “uma tigela de ferro de arroz nas mãos”. No entanto, as novas regras passarão a tratar os servidores da mesma forma que os demais trabalhadores.

A fim de amenizar as preocupações, o Ministro de Recursos Humanos e Previdência Social afirmou que dará a todos os servidores públicos um aumento salarial médio equivalente a 50 dólares, por mês, ao longo do ano. 



CCTV America
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br