FUNDOS DE PENSÃO AUSTRÍACOS OBTÊM RENTABILIDADE MÉDIA DE 2,36% EM 2015


De acordo com dados compilados pela associação de fundos de pensão FVPK, os treze provedores de benefícios da Áustria - que administram planos com um ou mais patrocinadores - alcançaram retornos médios de 2,4% ao longo de 2015.

Como os fundos de pensão multipatrocinados são obrigados a oferecer diferentes opções de investimento para certos participantes, as suas carteiras, bastante heterogêneas, produziram retornos que variam de 0,1% a mais de 6,4%, disse a FVPK.

Em média, os fundos de pensão austríacos possuem 28% dos ativos investidos em ações e 66% em títulos, os quais ajudaram a impulsionar os retornos, afirma Andreas Zakostelsky, presidente da FVPK, acrescentando que os títulos corporativos vêm ganhando espaço nas carteiras. 

Zakostelsky declarou ainda que a gestão ativa da renda variável teve papel “muito importante” no desempenho, assim como os ativos imobiliários, que respondem, em média, por 3,5% dos portfólios. 

Segundo a FVPK, a performance de longo prazo dos fundos de pensão austríacos desde que o sistema foi criado, em 1991, é de 5,6%, ao passo que a rentabilidade média registrada nos últimos 10 anos é de 3,8%. 

Em geral, os ativos do sistema aumentaram 3% a cada ano, atingindo a marca de €20,2 bilhões. 

A FVPK atribui o aumento do volume de ativos não apenas à rentabilidade dos investimentos, mas ao número de novos contratos assinados pelas empresas com fundos de pensão. 

Pela primeira vez, o volume de novos contratos ficou bem acima da média de longo prazo, que é de aproximadamente 200 por ano. Em 2015, mais de 400 empresas aderiram a um Pensionskasse, sendo metade delas de pequeno porte. 

O atual número de administradoras de benefícios foi reduzido para 11 após o Bonus Pensionskasse ter assumido o fundo de pensão da Generali e a entidade multipatrocinada Victoria-Volksbanken. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br