WATCHDOG CHINÊS REALIZA REUNIÕES COM FUNDO DE PENSÃO NACIONAL PARA COMBATER A CORRUPÇÃO
As reuniões acontecem num momento em que os reguladores trilham o caminho para o que o Conselho Nacional do Fundo de Seguridade Social da China invista no mercado de ações pela primeira vez.

Diretrizes nacionais para regular a gestão dos fundos de pensão, que gerenciavam mais de 1,5 trilhões de yuanes (US$ 230,4 bilhões) no final de 2014, entraram em vigor em 1º de Maio.

Tradicionalmente, os fundos de pensão da China investem seus recursos em depósitos bancários ou títulos do Tesouro de baixa rentabilidade, mas muitos analistas manifestaram preocupação com o fato das baixas taxas de retorno virem a prejudicar a capacidade do país de pagar benefícios previdenciários a uma população em rápido processo de envelhecimento.

 Fiscais contra a corrupção percorrem o país em busca de abusos, incluindo ministérios e agências governamentais como o Banco Central e o regulador do setor bancário.

Os reguladores financeiros da China encontram-se sob forte pressão desde que os mercados de ações quase entraram em colapso em meados de junho do ano passado, após um longo período de alta. Desde então, os principais índices de ações ainda não conseguiram se recuperar.

No mês passado, o watchdog de combate à corrupção declarou que centenas de funcionários do bureau de estatísticas do país vêm fazendo uso de dados em benefício próprio, incluindo-se aí a cobrança das taxas pelo fornecimento de informações e outros serviços.

Em janeiro, o ex-titular do bureau, Wang Bao'an, foi demitido depois que as autoridades anunciaram o início de uma investigação anticorrupção.



Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br