ZIMBÁBUE: CBZ HOLDINGS LANÇA FUNDO DE PENSÃO PARA PMES


A CBZ Holdings, empresa listada na bolsa de valores do Zimbábue, está prestes a criar um fundo de pensão para pequenas e médias empresas, cujos riscos serão subscritos pela seguradora de vida do grupo.  

 Em evento que congregou representantes do segmento, o CEO da CBZ Holdings, Never Nyemudzo, declarou que o produto advém da necessidade de incluir as pequenas empresas no sistema de serviços financeiros.

“Trata-se de um plano de pensão inovador desenvolvido pela CBZ Life que garantirá às PMEs mais segurança na fase de aposentadoria.”

“Criamos o que chamamos de ‘Seguros Keyman’, que garantem o pagamento de um pecúlio caso a pessoa que iniciou o negócio venha a falecer, se machucar ou tornar-se inválida.”

“Em seguida, a outra parte do seguro garante uma renda porque um dia as pessoas terão que se aposentar, necessitando, sem dúvida alguma, de uma pensão”, disse Nyemudzo.

 Ele afirmou que o conglomerado de serviços financeiros têm conversado com o órgão regulador, a Comissão de Seguros e Pensões, com o objetivo de encontrar maneiras de melhorar o produto.

O grupo tomou a frente do desenvolvimento de soluções dedicadas às PMEs, dando suporte financeiro e provendo serviços a esse segmento até pouco tempo marginalizado no país.

O esforço resultou no aumento de mais de US$ 150 milhões em empréstimos para o desenvolvimento de projetos de pequenas e médias empresas desde a dolarização.

Nyemudzo disse que o grupo de serviços financeiros conseguiu encontrar formas de garantir a segurança na concessão dos empréstimos.

Ele informou haver um produto do mercado securitário para garantir essa segurança que há muito tempo tem ajudado as PMEs no processo de aquisição de empréstimos bancários.

“Se não houver ativos tangíveis para garantir o empréstimo, mas se o empreendimento for viável, há um tipo de seguro que nós criamos caso o proprietário venha a falecer durante o pagamento do empréstimo”, disse ele.



AllAfrica
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br