ATP, PKA, PENSIONDANMARK E INDUSTRIENS INVESTEM EM FUNDO AGRÍCOLA DE DKK1 BILHÃO


Quatro dos maiores fundos de pensão da Dinamarca concordaram em investir 500 milhões de coroas dinamarquesas (67,2 milhões de euros) num fundo do governo que empresta dinheiro a agricultores do país.


O Ministério de Assuntos Financeiros, Indústria e Comércio dinamarquês está lançando o fundo, batizado de “Capital Agrícola Dinamarquês” (Dansk Landbrugskapital), tendo investido outros DKK500 milhões, juntamente com as entidades previdenciárias, por meio do Fundo de Crescimento Dinamarquês (Vækstfonden), criado pelo governo em 1992.

 

O fundo de pensão setorial ATP (759 bilhões de coroas sob gestão), a entidade gestora de benefícios previdenciários do setor de saúde PKA, o PensionDanmark e o Industriens Pension aportaram, cada um, DKK125 bilhões ao fundo.

 

Torben Möger Pedersen, CEO da PensionDanmark, afirmou: “A decisão do PensionDanmark e demais investidores de colocar dinheiro no novo fundo pode levar à obtenção de retornos razoáveis e, ao mesmo tempo, prover financiamento a agricultores qualificados dispostos a investir em seus negócios. Contribuiremos para o crescimento e a geração de empregos justamente numa das áreas em que a Dinamarca mais precisa”.

 

Brian Mikkelsen, ministro da Indústria, Comércio e Assuntos Financeiros, declarou: “O primeiro empréstimo será concedido já este mês; agora estamos ansiosos para que o dinheiro seja utilizado na agricultura, setor que precisa de novos investimentos para aumentar a sua eficácia e elevar os lucros”.

 

De acordo com o ministério, o fundo já está em contato com muitos agricultores para tratar dos empréstimos.

 

Como o novo veículo de financiamento é voltado para agricultores detentores de elevados níveis de dívida, mas que necessitam de novos investimentos, os empréstimos ofertados não são passíveis de resgate pelo fundo Capital Agrícola Dinamarquês.

 

Isso significa que instituições bancárias e hipotecárias poderão tratar os empréstimos como se fossem ações, disse o ministério.

 

A expectativa é que os empréstimos individuais variem entre 5 e 10 milhões de coroas dinamarquesas, com prazos de até oito anos, e taxas de juros definidas individualmente.

 

Entre 100 e 200 fazendas em diferentes subsetores deverão obter empréstimos do fundo “Capital Agrícola Dinamarquês” nos próximos anos, prevê o ministério.



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br