BACHELET PEDE AO CONGRESSO PARA APOIAR REFORMA PREVIDENCIÁRIA: "TODOS NÓS COMPARTILHAMOS DA URGÊNCIA"


A presidente Michelle Bachelet convocou o Congresso a aprovar o projeto de lei que visa melhorar as pensões a ser examinado na semana de 7 de Agosto, disse a porta-voz do governo, Paula Narváez.

“Sabemos do nosso problema previdenciário e o governo está trabalhando em um novo projeto para melhorar os benefícios da classe média”, disse Bachelet durante uma cerimônia oficial recente.  

Em seguida, a chefe de Estado acrescentou: “Estou confiante de que ao entregar o projeto ao parlamento haverá apoio dos partidos políticos porque todos eles compartilham da urgência de melhorarmos as pensões no Chile”.

A presidente também fez referência à Pensão Solidária Básica, salientando que a mesma foi reajustada em 10% desde janeiro deste ano.

 

Detalhes do projeto

Em abril passado, a própria Bachelet havia dado detalhes da iniciativa que visa aprimorar as pensões.

“Vamos criar uma nova contribuição de 5% a fim de estabelecermos um novo sistema de poupança coletiva. Ela ficará a cargo do empregador nos seis primeiros anos a fim de que possamos assegurar uma transição mais tranquila. A administração caberá a uma entidade pública autônoma com regras rigorosas e elevados padrões profissionais para que ninguém possa duvidar de sua eficiência, transparência e independência”, disse a presidente.

Em seguida, ela observou, em cadeia nacional, que “esses 5% serão divididos em dois. 3% irão diretamente para uma conta pessoal de cada trabalhador. O saldo é de propriedade do mesmo. Os 2% restantes irão para um seguro de poupança coletivo. Assim, além do pilar de solidariedade, haverá um pilar contributivo composto por um sistema de capitalização individual e um sistema de poupança coletiva com seguro”. 



Ahora notícias
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br