FUNDOS DE PENSÃO HOLANDESES MELHORAM, MAS AINDA NÃO ESTÃO FORA DE PERIGO


Apesar das taxas de juros ligeiramente mais elevadas e do crescimento dos mercados de ações em todo o mundo, os fundos de pensão privados da Holanda continuaram registrando um desempenho aquém do desejado no primeiro semestre de 2017. Ainda assim, os níveis de cobertura (Coverage Ratio) apresentaram melhora, reportou o jornal Telegraaf na última segunda-feira.

O índice de cobertura indica o volume de recursos disponível para cobrir as atuais e futuras obrigações previdenciárias. Logo, um índice de cobertura de 110% indica que há €1,10 disponível para cada €1 em obrigações previdenciárias.

A fim de evitar problemas, os fundos de pensão são obrigados a ter um “colchão” mínimo de cobertura de 5%. No entanto, é necessário um colchão de 20% para se qualificar como um fundo de pensão verdadeiramente saudável e, segundo o Telegraaf, pouquíssimos fundos atingem esse padrão.

Os maiores fundos de pensão estão bem abaixo do nível mínimo desejável: o fundo do setor de mineração - Pensioenfonds Metaal & Techniek - possuía um nível de cobertura de apenas 96% no primeiro semestre de 2017, embora tal patamar seja superior aos 92,8% registrados no final de 2016.

O nível de cobertura do ABP, fundo de pensão do funcionalismo público, por sua vez, chegou a  96% em 30 de junho, enquanto o fundo de pensão do setor de saúde, o Zorg & Welzijn, mantinha um nível de 94%. O fundo de previdência do setor de construção, en contrapartida, encontrava-se bastante saudável sob o ponto de vista financeiro, com um índice de cobertura de 110%.

Em breve, os fundos de pensão com pior desempenho terão que reduzir as pensões se não atingirem o patamar mínimo.

O sistema previdenciário holandês baseia-se em três pilares: o sistema estatal AOW, que garante benefícios integrais a todos os que viveram no país por mais de 50 anos e pensões reduzidas aos demais indivíduos cobertos; planos coletivos corporativos, que geralmente são de filiação obrigatória; e os planos privados de pensão.



DutchNews.nl
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br