92% DOS FUNDOS DE PENSÃO PLANEJAM APRIMORAR A GOVERNANÇA
A grande maioria (92%) dos fundos de pensão planeja atualizar seu modelo de governança ao longo dos próximos 12 meses de acordo com pesquisa realizada pela State Street Corporation.

No relatório “Pensions with Purpose: Meeting the Retirement Challenge”, baseado em respostas dadas por 400 profissionais em 20 países, os entrevistados disseram acreditar que o grau de especialização dos conselhos não é suficientemente forte em áreas críticas, devendo ser aprimorado. 45% dos respondentes planejam promover mais oportunidades de treinamento e educação para os conselheiros.

Cerca de um terço (32%) dos participantes da pesquisa classificam como “muito forte” a capacidade do conselho de pensar além das questões de curto prazo e lidar com fatores estratégicos de longo prazo que afetam as carteiras.

Apenas 36% dos respondentes consideram o nível de compreensão dos conselhos “muito forte” em se tratando dos riscos aos quais estão expostos os fundos de pensão, e 38% acreditam que os colegiados possuem, de maneira geral, um alto nível de educação financeira.

 “Como resultado do ambiente econômico difícil e mudanças demográficas, os fundos de pensão mais inovadores estão empenhados em lidar com o desafio da aposentadoria” disse Martin J. Sullivan, chefe de Soluções para Detentores de Ativos na América do Norte da State Street.

“Embora não haja uma estratégia única para resolver todos os desafios enfrentados pela indústria, os fundos líderes estão implementando estruturas de governança mais robustas, mecanismos mais avançados de gestão de riscos e investindo em equipes mais diversificadas e especializadas para atender aos objetivos de longo prazo.”

A pesquisa também apurou que os fundos continuarão a diversificar as suas estratégias de investimento, com 83% deles expressando interesse moderado ou elevado em investimentos ESG.

Dentre os interessados ​​em investimentos ESG, 80% dos entrevistados na América do Norte e 78% na Europa, Oriente Médio e África disseram que estariam mais propensos a contratar um gestor com capacitação específica para tal.

Os investimentos alternativos também são vistos como uma boa opção para aumentar a rentabilidade, com os hedge funds e imóveis sobressaindo-se como favoritos: 51% e 50% dos entrevistados planejam aumentar os investimentos nessas classes, respectivamente. No entanto, 46% disseram que falta transparência quanto aos riscos inerentes às classes alternativas.  

A pesquisa também evidenciou que quase dois terços dos fundos de pensão sentem-se pressionados a reduzir custos e 80% planejam promover a fusão de planos de aposentadoria a fim de aumentar a eficiência e facilitar a supervisão. Os benefícios citados para a consolidação foram: redução de custos (24%), melhoria da eficiência operacional (22%) e elevados padrões de governança (18%).

A postura dos respondentes em relação à tomada de risco foi equilibrada: 36% declaram-se prontos para assumir mais risco, enquanto 45% estão procurando ativamente maneiras de reduzir os níveis de risco de suas carteiras. Apenas 20% se consideram “altamente eficazes” em gerir riscos em áreas-chaves como investimento e liquidez.

Os fundos de pensão abrangidos pelo estudo dizem estar trabalhando para aumentar suas equipes internas especializadas, com quase metade (48%) investindo em pessoal especializado em gestão de riscos e 45% em profissionais da área de investimento ao longo dos próximos três anos, tendo em vista o propósito de aumentar a parcela de investimentos responsáveis nas carteiras.

No entanto, os fundos devem continuar dependendo de provedores externos: 65% dos respondentes afirmam que tais provedores são essenciais para orientar o processo de investimento.

 “Com o aumento drástico da expectativa de vida em todo o mundo, a pressão que recai sobre a infraestrutura de aposentadoria é cada vez maior”, explica Rob Baillie, chefe da State Street Canadá. “A mais importante missão da indústria previdenciária mundial é garantir, em longo prazo, os melhores resultados possíveis aos poupadores.”

“Apesar de tal missão estar cada vez mais difícil, nossa pesquisa demonstra que os fundos de pensão reconhecem a necessidade de buscar novas estratégias, mantendo-se focados no propósito de ter o controle sobre o futuro da aposentadoria.”


Benefits Canada
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br