LEI DA TRANSPARÊNCIA PERMITE QUE COLOMBIANOS TROQUEM DE FUNDO DE PENSÃO


O presidente do Partido Conservador, David Barguil, autor da Lei da Transparência de Preços, explicou que o projeto de lei, que o governo levou quase dois anos para regulamentar, permite que mais de 20 milhões de filiados à Colpensiones e fundos de pensão privados migrem de um regime para outro.

“As mulheres até 47 anos e os homens até 52 anos poderão mudar de regime previdenciário se assim o desejarem. Uma das decisões mais importantes na vida de qualquer trabalhador é escolher seu fundo de pensão”, disse o representante.

Ele também informou que, a partir de 3 de outubro, os que quiserem mudar de fundo de pensão terão direito a aconselhamento duplo. Cada regime previdenciário deverá explicar aos filiados as vantagens e desvantagens da decisão.

“Com a nossa lei de transparência de preços, cuja regulamentação pelo governo nacional levou quase dois anos, as pessoas poderão saber quanto têm acumulado nas contas individuais, que entidade cobra taxas mais baixas e que opção lhes é mais conveniente. Os segurados também terão o direito de saber quantas semanas possuem de capitalização de recursos e quantas ainda faltam para terem o direito à pensão”, acrescentou.

A lei também obriga os fundos de pensão privados a informar trimestralmente os seus membros a respeito do saldo acumulado, a rentabilidade obtida, e os descontos realizados no período de referência.

Da mesma forma, a Colpensiones será obrigada a disponibilizar trimestralmente aos filiados o número de semanas que faltam para que tenham acesso ao beneficio, os descontos e o total de contribuições  dos últimos 6 meses.



El Espectador
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br