FUNDO CANADENSE E INVESTIDORES MEXICANOS SE UNEM EM PROL DA INFRAESTRUTURA


O fundo de pensão canadense Caisse de dépot et placement du Québec e um grupo de grandes investidores institucionais mexicanos anunciaram que pretendem firmar parceria para levantar cerca de US$ 2,1 bilhões a serem investidos em projetos de infraestrutura no México nos próximos cinco anos.

O anúncio foi feito num momento em que o fundo de pensão sediado em Quebec, com cerca de CAN$241 bilhões sob gestão, almeja dobrar, até 2018, o volume de ativos de seu portfólio de infraestrutura, atualmente avaliado em CAN$11 bilhões.

A Caisse declarou que pretende investir CAN$1,43 bilhão na parceria, a primeira do tipo na América do Norte, montante que dará à fundação 51% de participação no novo veículo de investimento. Os outros 49% pertencerão à CKD Infraestructura Mexico, um truste recém-criado composto pelos maiores fundos de pensão mexicanos, incluindo XXI Banorte, SURA, Banamex, Pensionissste e o fundo de infraestrutura Fonadin.

 “Quando olhamos a nossa volta, especialmente no segmento de infraestrutura, vemos que o México se sobressai para receber esse tipo de investimento”, disse o CEO da Caisse, Michael Sabia.

 

No ano passado, o governo mexicano impulsionou seu plano nacional de infraestrutura, com projetos que devem chegar a US$ 590 milhões até 2018.

Investimentos em pontes, pedágios e outros projetos de infraestrutura são prioridade para os grandes fundos de pensão canadenses por gerarem fluxos de caixa estáveis que  facilitam o pagamento dos compromissos previdenciários de longo prazo. 

 

Nos quatro anos anteriores a dezembro de 2014, a Caisse obteve retornos anuais de 13,8% nos investimentos de infraestrutura, os quais foram superiores àqueles providos por aplicações em imóveis e títulos no período.

Normalmente, os fundos de pensão canadenses investem em ativos de infraestrutura já existentes ou buscam expandi-los. Dessa maneira, as fundações  evitam riscos associados ao planejamento, desenvolvimento e financiamento dos chamados projetos “greenfield”. Mas em janeiro a Caisse anunciou planos de criar uma nova unidade responsável pela viabilização de projetos em todas as suas fases, apostando nas vantagens competitivas da abordagem. 



The Wall Street Journal
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br