FUNDOS DE PENSÃO REPORTAM 14,6 BILHÕES EM RENTABILIDADE


Atualmente, os 12,5 milhões de participantes de fundos de pensão privados da Colômbia possuem recursos da ordem de 154,3 bilhões de pesos, sobre os quais obteve-se um rendimento de 14,6 bilhões de pesos, informa a Asociación Colombiana de Administradoras de Fondos de Pensiones y Cesantía (Asofondos).

De acordo com o balanço da Associação, “os ótimos resultados foram obtidos num ano particularmente complexo, marcado por intensa flutuação mercadológica”. 

A Asofondos ressaltou que a existência de um sistema “multifundos” permite aos participantes escolher entre três tipos de fundos (Conservador, Moderado e de Maior Risco). Houve valorização positiva em cada um deles, porém, o destaque foi o Fundo Moderado, cuja rentabilidade atingiu 10,85%.

O Fundo de Maior Risco, desenhado para os trabalhadores mais jovens, obteve uma rentabilidade de 10,62%.

Já o Fundo Conservador, do qual participam os trabalhadores que se aproximam da data da aposentadoria, registrou uma valorização de 9,56%.

O balanço também trouxe o resultado do chamado Fundo especial de Aposentadoria Programada, dedicado àqueles pensionistas que desejam gerir seus recursos previdenciários. Este, por sua vez, teve uma rentabilidade de 10,67%. 



El Tiempo (Colômbia)
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br