FUNDO DE PENSÃO DA IBM VENDE A MAIORIA DE SUAS AÇÕES


As declarações entregues à SEC pelo fundo de pensão da IBM referentes ao mês de fevereiro de 2017 revelavam a detenção de 82.802 ações da própria empresa. Já a declaração do mês de maio indicou a detenção de apenas 12.451 ações.

A venda de ações não é incomum para um fundo de pensão, já que os dividendos permitem às entidades ter dinheiro para pagar os benefícios devidos, sua principal função.

Na verdade, os registros mostram que o fundo também vendeu muitas ações da Intel, Microsoft e Apple durante o primeiro trimestre de 2017, além de se livrar por completo de papéis de outras 100 empresas no período em questão. Logo, pode tratar-se de uma nova estratégia de investimento que irá beneficiar os participantes.

Contudo, o desinvestimento do fundo parece uma má opção por duas razões.

Em primeiro lugar, pode-se dizer que o fato de o fundo de pensão decidir que manter as ações da patrocinadora não é a melhor forma de garantir o pagamento de suas obrigações não constitui, propriamente, um voto de confiança no futuro da empresa ou na indústria de tecnologia em geral.

Em segundo lugar, o fundo de pensão não é a única organização preocupada com as perspectivas da “Big Blue”, como a IBM é conhecida. Também no primeiro trimestre, o renomado investidor Warren Buffet decidiu se livrar da maioria das ações que possuía da empresa depois de supostamente se decepcionar com os prospectos da corporação.

 

Apesar da impressionante capacidade de pagar dividendos, Buffet aparentemente tem preocupações com a longa série de reduções de receitas trimestrais da IBM, dando a entender que a esperada recuperação da empresa com base na tecnologia de nuvem e Inteligência Artificial pode não se concretizar.  



The Register
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br