AP7: REFORMAS PROPOSTAS PODEM SIGNIFICAR PENSÕES MAIS BAIXAS


O  Fundo AP7 da Suécia rejeitou a proposta feita pelo especialista previdenciário Stefan Lundbergh para reduzir o risco de investimento no sistema de Pensões Prêmio (Premium Pension System – PPM) sob a alegação de que as medidas resultariam em benefícios menores.

Na resposta formal do fundo à proposta, Bo Källstrand, presidente do conselho fiscal do AP7, afirmou: “Na opinião do AP7, a proposta reduz a probabilidade de que um número maior de poupadores venha a obter resultados melhores dentro do sistema de Pensões Prêmio, levando, ainda, a uma menor diversificação do risco no sistema público como um todo”.

O AP7 é o fundo de pensão nacional responsável pela opção-padrão de investimento do sistema PPM.

Lundbergh, que é diretor da consultoria Cardano, apresentou seu relatório ao governo sueco no final de agosto.

No documento, o especialista apresentou propostas para reformar o PPM, que é a parte capitalizada do primeiro pilar estatal que permite aos indivíduos escolherem a sua própria gestora de investimentos.

Dirigindo-se ao grupo pluripartidário criado pelo governo para discutir mudanças no sistema previdenciário, Källstrand disse que o fundo concordava com partes do estudo de Lundbergh, citando, por exemplo, a proposta de criação de um sistema mais adaptável às necessidades do indivíduo.

Ele também declarou ver com bons olhos a proposta de criação de uma autoridade com responsabilidade direta sobre o mercado de fundos.

“No entanto, Lundbergh também propõe a adoção de uma solução inspirada no mercado securitário com características semelhantes a um seguro previdenciário tradicional”, disse Källstrand, opção que, segundo ele, não seria a melhor alternativa para os poupadores.

O presidente do conselho fiscal declarou que a proposta poderia fazer com que mais pessoas acabassem investindo em ativos com taxas de juros de longo prazo, baixo potencial de crescimento e ausência de diversificação em relação à pensão por renda – que é a parte do sistema estatal sueco que caminha lado a lado com as Pensões Prêmio.

Källstrand argumentou que embora as soluções de seguros baseadas em altas porcentagens de ativos com taxas de juros de longo prazo tenham dado retornos similares às ações nos últimos 20 anos, isso se deveu à queda das taxas de juros de longo prazo durante um período prolongado.

 “Se as taxas de juros dobrarem em relação ao seu nível atual, o retorno sobre esse produto permaneceria negativo por muito tempo", afirmou.  



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br