GRÉCIA PODERÁ RECORRER AO CAIXA DOS FUNDOS DE PENSÃO PARA PAGAR AS CONTAS


A Grécia pode recorrer às reservas de fundos de pensão e entidades do setor público na tentativa de cobrir suas necessidades de fundeamento neste mês.

A Grécia, que demanda cerca de 4,5 bilhões de euros mensalmente, além de possuir passivos previdenciários da ordem de €1,5 bilhão por mês, está ficando sem opções para fundear as despesas, apesar do acordo com a zona do Euro para prorrogar o resgate financeiro ao país por mais quatro meses.

Diante de quedas consideráveis na receita, a Grécia deve exaurir seus recursos até o final de março, embora o governo esteja se esforçando para acalmar os credores em relação a um possível calote.

“Estamos confiantes de que os pagamentos serão feitos em sua totalidade, particularmente ao FMI, havendo, portanto, liquidez suficiente para que possamos sobreviver aos próximos quatro meses”, disse, em rede nacional de televisão, o ministro da Fazenda grego, Yanis Varoufakis.

O relações públicas do governo, Gabriel Sakellaridis, afirmou: “Sabemos que março é um mês difícil. Todas as nossas obrigações serão pagas no prazo... de forma a não termos qualquer problema com nossos credores.”

Enquanto isso, o novo governo apresentou seu primeiro projeto de lei ao parlamento prevendo a oferta de comida e eletricidade gratuitas a milhares de cidadãos pobres. “A profunda recessão ocasionada por medidas de austeridade nos últimos seis anos tiveram um impacto social dramático”, afirma o projeto de lei. “O presente projeto pretende lidar com a crise humanitária por meio de medidas que garantam o acesso a bens e serviços básicos à população.”

Durante uma reunião na semana passada, o Primeiro Ministro Alexis Tsipas afirmou que a melhoria das condições de vida dos cidadãos mais afetados pela crise era a “maior responsabilidade” do governo, embora tenha salientado que Atenas continua comprometida em manter o orçamento equilibrado

cityam.com
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br