FUNDOS DE PENSÃO PRIVADOS POSSUEM 4,25 BILHÕES DE EUROS SOB GESTÃO


Os fundos de pensão privados baseados na Romênia gerenciam 4,25 bilhões de euros em ativos, com 94% dos investimentos sendo realizados no próprio país, informou Raluca Tintoiu, CEO da Association for the Privately Managed Pensions da Romênia durante conferência realizada nesta segunda-feira.

Cerca de 75%-80% das carteiras são compostas por instrumentos financeiros de baixo risco. Os fundos privados detêm 11% dos títulos públicos da Romênia, sendo que a preferência é por papéis de longa duração, o que ajuda a manter a volatilidade sob controle em períodos de turbulência mercadológica.

Os fundos privados aportaram 700 milhões de euros na Bolsa de Valores de Bucareste, tornando-os os maiores investidores institucionais locais e os responsáveis por mais de 10% da liquidez média da Bolsa. Os fundos vêm desempenhando, portanto, um papel crucial no sucesso de IPOs recentes, bem como no equilíbrio do mercado secundário.

Oito fundos operam no segundo pilar previdenciário de natureza privada inaugurado em 2008; eles possuem 6,2 milhões de participantes e ativos líquidos que totalizam 4 bilhões de euros. O retorno médio anual desde sua criação é de 11,2%. As contribuições brutas correspondem a 14,2 bilhões de leus (moeda local), enquanto o ganho líquido dos investimentos totaliza 3,6 bilhões de leus.

O terceiro pilar previdenciário, de natureza privada e voluntária, lançado em 2007, possui dez fundos em operação, 337 mil participantes, ativos líquidos totais de 975 milhões de leus (221 milhões de euros) e retornos anuais médios de 8,2% desde sua criação.

Segundo a associação, as prioridades da indústria de fundos de pensão privados do país são a estabilidade e a previsibilidade da estrutura legal, os esforços contínuos para reavivar o terceiro pilar, a eficiência operacional, uma estrutura de investimento mais flexível e a adoção de uma lei que trate das contribuições aos fundos privados. Em curto prazo, a prioridade é introduzir uma contribuição de 5% ao pilar 2 por meio da lei previdenciária de 2015.

ActMedia
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br