DINAMARCA POSSUI O MELHOR SISTEMA PREVIDENCIÁRIO. CHINA, ÍNDIA E JAPÃO, OS PIORES, INDICA PESQUISA


A Dinamarca possui o melhor sistema previdenciário do mundo, seguida de perto pela Austrália e a Holanda, enquanto China, Índia, Japão e Coreia do Sul estão entre os piores, indicou pesquisa publicada nesta segunda-feira pela Mercer.

Os Estados Unidos obtiveram a classificação C, chegando a 57,9 pontos (total de 100), segundo o Índice Previdenciário Global (Global Pensions Index) que abrange 25 países. França, Polônia e África do Sul tiveram pontuações parecidas.

Os três países de ponta mantiveram suas posições em relação a 2013, com 82,4 pontos para a Dinamarca, 79,9 pontos para a Austrália e 79,2 pontos para a Holanda. A classificação tem como base fatores como adequação, sustentabilidade e integridade do sistema de aposentadoria.

A Grã-Bretanha alcançou a nona posição, ficando atrás de Suécia, Canadá e Chile, demonstrou o levantamento anual.

China, Índia, Indonésia e Coreia do Sul obtiveram as piores classificações, com pontuações entre 35 e 50 pontos, tendo em vista que seus sistemas de aposentadoria encontram-se em fase inicial de desenvolvimento.

O plano da Inglaterra de abolir o imposto de 55% incidente sobre a poupança previdenciária tende a prejudicar a classificação do país no próximo ano, afirmou a Mercer.

A Inglaterra conseguiu melhorar sua classificação em 2014, com uma pontuação de 67,6 versus 65,4 em 2013, graças “ao aumento das contribuições ocasionado pela introdução gradual da inscrição automática”, declarou Deborah Cooper, sócia da Mercer.

Citando propostas do ministro George Osborne, a Mercer advoga que reformas radicais para abolir as restrições de acesso à poupança previdenciária antes dos 55 anos provavelmente terão “um impacto negativo na pontuação do país no ano que vem.”

Financiado pelo governo do Estado de Victoria, o estudo é publicado pelo Australian Centre for Financial Studies (ACFS) em associação com a Mercer. 

Reuters
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br