UPS CONGELARÁ PLANO DE PENSÃO DE FUNCIONÁRIOS NÃO SINDICALIZADOS


A United Parcel Service, maior empresa de serviços de entrega dos EUA, disse nesta terça-feira que “congelará”, em cinco anos, o programa previdenciário voltado para 70 mil funcionários não sindicalizados, substituindo-o por contas 401(k). A decisão se deve ao aumento do déficit previdenciário e coloca a empresa no grupo de grandes corporações que têm optado pela substituição dos planos tradicionais de aposentadoria.

O aumento dos custos das pensões, a volatilidade no financiamento futuro e a mudança de dados demográficos - principalmente o fato de as pessoas viverem cada vez mais - estão entre os fatores que desencadearam o movimento, informou a empresa.

No final de 2016, o déficit previdenciário da UPS nos EUA chegava a US$ 9,9 bilhões. A empresa devia US$ 41,1 bilhões a aposentados e empregados atuais filiados ao plano, mas só conseguiu arcar com 76% do total devido.

Nos últimos anos, cada vez mais empregadores têm optado por transferir os riscos associados ao provimento de renda de aposentadoria de seus funcionários. À medida que mais empregados são direcionados a planos alternativos, como os 401(k), eles passam a assumir a responsabilidade pelas decisões de investimento e o risco de volatilidade dos mercados financeiros.

A UPS possui por volta de 350 mil funcionários nos Estados Unidos, incluindo aproximadamente 78 mil que não são filiados a sindicatos. Cerca de 70 mil funcionários não sindicalizados - muitos deles gerentes ou supervisores - estão atualmente matriculados no plano de pensão de Benefício Definido ou plano “tradicional”, no qual a empresa especifica o valor a ser pago ao empregado na aposentadoria e gerencia os investimentos com o objetivo de financiar os benefícios.

Em junho de 2016, o plano tradicional já havia deixado de ser oferecido aos novos funcionários, disse o porta-voz da UPS, Steve Gaut.

Em 1 de janeiro de 2023, a UPS deixará de financiar o programa tradicional para os atuais participantes do plano. Isso significa que qualquer empregado que esteja matriculado no programa, e que venha a se aposentar após essa data, receberá benefícios mensais oriundos da combinação do plano tradicional com o plano 401(k) substituto.  

Ao plano 401(k), a UPS aportará de 5% a 8% da remuneração dos funcionários - dependendo do período em que trabalham na empresa. Caberá aos funcionários gerenciar os investimentos, definindo, por exemplo, alocações em ações ou títulos. A mudança não afetará os 272 mil funcionários sindicalizados nos EUA. No entanto, os contratos expiram em julho do próximo ano e é quase certo que as negociações envolverão os planos de financiamento da aposentadoria.

“É prematuro falar sobre a renegociação dos contratos”, disse Gaut.

Ele acrescenta que a UPS oferecerá um programa de poupança para os funcionários afetados. Nesse caso, os empregados poderão contribuir com uma parcela dos salários e a UPS aportará 50 centavos para cada dólar investido até o limite de 6% da renda individual.



USA Today
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br