FUNDO JAPONÊS PROCESSA A TOSHIBA


De acordo com o Wall Street Journal, o fundo de pensão do Japão decidiu processar a empresa por danos causados pelo escândalo contábil que veio à tona no ano passado.  O fundo exige que a Toshiba pague aproximadamente 9,2 milhões de dólares segundo documentação apresentada ao Tribunal Distrital de Tóquio.

O fundo de pensão do governo do Japão, o maior do mundo, é o primeiro investidor institucional a processar a empresa no país. Até agora há poucas informações a respeito do processo, mas se sabe que a ação foi impetrada por uma das gestoras de ativos do fundo. Um representante da gestora - a Japan Trustee Services Bank Ltd - disse que o objetivo é reunir outros investidores cujos ativos estão sob sua administração.  

 A primeira audiência foi realizada nesta semana, mas não há informações sobre o seu andamento. O CEO da Toshiba também não quis comentar o assunto, se limitando a dizer que vai aguardar o desenrolar do processo e que a "viagem" para recuperar a confiança dos investidores na companhia apenas começou.

Não é muito comum que um grande investidor venha a processar uma empresa por danos após um escândalo dessa natureza, embora o fundo de pensão já o tenha feito em diversas ocasiões. Em muitos casos foram feitos acordos extrajudiciais com as empresas denunciadas sem que tenha sido necessário dar continuidade ao processo.

Agora resta apenas aguardar o que acontecerá nesse caso específico. 



McPro
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br