INVESTIMENTO DE FUNDOS DE PENSÃO FINANCIARÁ REVITALIZAÇÃO DO DISTRITO DA LUZ VERMELHA, EM AMSTERDÃ


Fundos de pensão estão unindo forças para promover a revitalização do famoso distrito da luz vermelha - conhecido como red-light district - de Amsterdã, livrando-o de alguns de seus elementos mais indesejados.

Nesta quinta-feira, dois fundos de pensão holandeses afirmaram estar investindo €60 milhões em um fundo destinado a regenerar a área central da capital turística do país, permeada de ruelas e canais. Nas últimas quatro décadas, a região tem sido dominada pela prostituição e lojas que vendem maconha.

Os fundos de pensão dos Trabalhadores Agrícolas e do Rabobank adquiriram 35% de participação numa carteira composta por 133 edifícios tradicionais holandeses em que funcionam tais “negócios”. De acordo com a Syntrus Achmea Real Estate & Finance, empresa que prestou consultoria aos fundos de pensão, a expectativa é que o portfólio “registre forte expansão nos próximos anos”.

A participação de investidores privados é um divisor de águas nos esforços da cidade para tornar o famoso distrito e áreas afins mais atrativas para turistas, moradores e empresas.

Em 2007, a cidade começou a investir na revitalização após as autoridades ressaltarem que a área havia se tornado uma espécie de imã para organizações  criminosos da Europa oriental envolvidas com drogas e tráfico de pessoas.

O alerta foi visto como um reconhecimento de que a lei aprovada pelo governo holandês em 2000 que legalizara os bordéis não teve o resultado desejado: uma indústria de sexo mais transparente e segura.

O governo municipal e corporações envolvidas na construção de moradias sociais já compraram dezenas de bordéis e outras propriedades nos últimos anos num esforço para transformá-los em cafés e lojas. O objetivo é reduzir o número de vitrines de prostitutas para cerca de 320 nos próximos dois anos, contra aproximadamente as 470 existentes em 2007. O número de cafés autorizados a vender maconha, conhecidos como “coffee shops”, será reduzido de 74 para 31.

Até agora, a transformação tem sido em grande parte financiada com o dinheiro do contribuinte. Há tempos os investidores privados relutam em investir na área devido à sua má reputação e à longa recessão que afetava o mercado imobiliário de Amsterdã desde a crise financeira global.

“Os riscos de investir aqui eram considerados demasiadamente elevados”, observa Jasper Karman, um porta-voz da cidade. “Mas Amsterdam está se recuperando.”

O investimento no fundo 1012 Inc. - cujo nome se deve ao CEP local - foi feito em colaboração com o governo municipal e a construtora de moradias sociais Stadgenoot. O fundo tem como meta uma receita de dividendos anual de 4%.  

O investimento inicial dos fundos de pensão, no valor de €60 milhões, levará ao “aumento do número de cafeterias verdadeiras, se é que você entende o que eu quero dizer”, ressalta Jaap van der Bijl, chefe de relações com investidores da Syntrus.

Um exemplo de cafeteria “real” pode ser visto na Oudekerksplein, uma praça medieval no coração do distrito da luz vermelha. O café Quartier Putain, batizado com o termo em francês para prostituta, abriu as portas em 2013 e diz vender “café expresso pornô”.

Há muita controvérsia em torno da revitalização do distrito da luz vermelha, gerando discussões acerca dos direitos dos trabalhadores da indústria do sexo e gentrificação.

É preciso buscar o equilíbrio na remodelagem das propriedades, disse van der Bijl. Livrar a área de criminosos é importante, mas “não devemos acabar com a cultura local”.

Amsterdã atravessa um boom imobiliário alimentado pela escassez de imóveis, recuperação econômica e as baixíssimas taxas de juros. Num determinado período de pico no primeiro trimestre, os preços dos imóveis chegaram a ultrapassar os patamares pré-crise de 2008, de acordo com o escritório nacional de estatísticas. Corretores imobiliários afirmam que o mercado está começando a superaquecer.

Os fundos de pensão concordaram em investir no fundo 1012 Inc. sob a condição de que lhes seria dado o direito de adquirir terrenos para a construção de quatro complexos residenciais fora do centro da cidade.

O distrito da luz vermelha permanece como uma anomalia no mercado imobiliário da cidade. Muitas propriedades que eram utilizadas ​​como bordéis, e que foram compradas pelo município, perderam valor imediatamente após terem os alvarás de prostituição cassados.

Isso significa que o município pode perder com as aquisições, disse Karman. “Edifícios com alvará de prostituição simplesmente valem mais” do que os edifícios destinados a lojas e cafés, explicou.



The Wall Street Journal
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br