NOVO PLANO DEVE GERAR BENEFÍCIO ATÉ 30% MAIOR AO PERMITIR QUE PARTICIPANTES COMPARTILHEM RISCOS


O governo britânico pretende realizar uma das maiores mudanças do cenário previdenciário dos últimos anos ao introduzir planos coletivos à moda holandesa. De acordo com as autoridades, ao reunirem os recursos dos participantes num grande fundo compartilhado, esses planos podem ajudar a elevar a renda de aposentadoria em até 30%.

Contrário ao que ocorre quando se adquire uma anuidade, o modelo não oferece a garantia de um beneficio mínimo aos aposentados, o que faz dele alvo de controvérsias. A mudança foi anunciada pela rainha pouco tempo depois da introdução de novas regras que isentam os pensionistas da compra de anuidades no ato da aposentadoria.

Os planos coletivos, muito comuns na Holanda, são considerados menos arriscados porque permitem que os investidores compartilhem o risco por períodos mais longos a fim de reduzir os efeitos da volatilidade do mercado. O ministro da Previdência, Steve Webb, já havia descrito o modelo - que deve ser introduzido no Reino Unido em 2016 - como “um dos melhores do mundo”.  

Em entrevista ao Sunday Telegraph, Webb chamou a atenção para o fato dos planos coletivos permitirem que os riscos de investimento sejam compartilhados por um grande número de participantes de diferentes idades, ‘assim como acontece no segmento de seguros de automóveis ou no Sistema Nacional de Saúde’. “Esse tipo de plano garante uma maior nível de segurança e retornos mais interessantes aos participantes”, declarou Webb.

Ainda segundo o ministro, há várias vantagens no modelo, incluindo a possibilidade de incremento de até 30% do valor do beneficio. “Isso pode vir ou não a acontecer, mas, de maneira geral, não ha dúvidas de que os resultados serão mais seguros e potencialmente melhores”, comentou.

Todavia, os críticos sugerem que os pensionistas têm muito a perder, uma vez que passarão a ter apenas um alvo em termos de valor de beneficio ao invés de uma garantia propriamente dita. Isso significa que se os investimentos do plano deixarem a desejar, o participante pode acabar recebendo uma pensão menor do que a esperada.

O plano coletivo é bastante difundido na Holanda e em países da Escandinávia. Contudo, em anos recentes, alguns políticos holandeses têm trabalhado para corrigir as falhas inerentes a tais programas, tornando-os mais parecidos com os planos individuais que vigoram no Reino Unido. 

A reforma britânica dos planos corporativos deve ser chefiada pela Secretaria de Trabalho e Previdência. Enquanto isso, o Tesouro ficará responsável pela edição de regras tributárias que anulem quaisquer impedimentos em vigor para que os pensionistas saquem mais do que um quarto de sua poupança na forma de pecúlio.  



Daily Mail/Wiser
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br