SECRETÁRIO-GERAL DA ONU ACONSELHA FUNDOS DE PENSÃO A DESINVESTIREM EM COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS


Na tentativa lidar com as mudanças climáticas, as Nações Unidas se unem àqueles que defendem o corte de investimentos de fundos de pensão em empresas petrolíferas e outras companhias de combustíveis fósseis.

Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas, disse à audiência presente num encontro sobre mudanças climáticas realizado em Copenhagen, que os grandes investidores, como seguradoras e fundos de pensão, devem reduzir seus investimentos e focar em fontes de energias renováveis.

A postura foi manifestada logo após o Parliamentary Contributory Pension Fund (£487 milhões sob gestão) ter retirado seus investimentos de empresas de combustíveis fósseis. O príncipe Charles também criticou a visão de curto prazo dos fundos de pensão, clamando por investimentos mais sustentáveis durante a conferência anual da NAPF (National Association of Pension Funds) realizada no ano passado.

Ao falar no Painel Intergovernamental sobre o Relatório de Mudanças Climáticas, Ki-moon pediu por desinvestimentos em combustíveis fósseis. “Em tenho pedido às organizações como fundos de pensão e companhias seguradoras que reduzam seus investimentos numa economia baseada em combustíveis fósseis, mudando seu enfoque para fontes de energia renovável”, afirmou.

Durante o evento, o grupo 350.org  pediu que os investimentos em combustíveis fósseis sejam reduzidos em dezenas de bilhões de dólares. A diretora executiva do grupo, May Boeve, declarou: “O relatório dá suporte ao desinvestimento em combustíveis fósseis. O documento deixa claro que grande parte do carvão, petróleo e gás disponível deve permanecer debaixo da terra e que os investimentos nesses setores devem ser reduzidos em dezenas de bilhares de dólares anualmente. O plano de negócios da indústria de combustíveis é simplesmente incompatível com um planeta sustentável.”

A campanha denominada ‘GoFossilFree’ pediu às Nações Unidas para dar o exemplo e retirar os investimentos em combustíveis fósseis mantidos pelos planos de aposentadoria de seus funcionários (£33 bilhões sob gestão).

Muitas mudanças já foram realizadas pela indústria, com grandes fundos de pensão europeus unindo forças com o Programa Ambiental das Nações Unidas  e sua Iniciativa Financeira (UNEP FI) para formar a Portfolio Decarbonization Coalition (PDS) cujo objetivo é reduzir a pegada de carbono de US$ 500 bilhões em investimentos institucionais globalmente. 



Pension Funds Online
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br