TEMPO DE APARAR A BARBA DOS FUNDOS DE PENSÃO, ADVERTE DEPUTADO


O presidente da Comissão de Finanças da câmara dos deputados da República Dominicana, Ramon Cabrera, pediu que o presidente do senado, Reinaldo Pared, crie uma comissão bicameral para estudar o projeto de lei que reduz o lucro das Administradoras de Fundos de Pensão (AFP) e seus investimentos em potencial.  

Cabrera, autor do projeto de lei que reduz o lucro das AFP de 30% para 15%, advertiu que se a lei permanecer como está, em 2028, quando as pensões por idade forem implementadas, os trabalhadores receberão “uma ninharia que não daria nem para a comida”.

Ele reclamou que o senado engavetou o PL por mais de quatro anos, além de não ter promovido nenhuma audiência pública a respeito do tema nesse período.

“Nós precisamos aprender com o que está acontecendo com os fundos de pensão no Chile, onde protestos clamam pelo fim das AFPs. Esse sistema funciona no país há mais de 30 anos e hoje paga benefícios miseráveis. O mesmo ocorre no Peru e na Costa Rica, onde foi encomendado um estudo que diz que o sistema se tornará insolvente em 2023”, argumentou Cabrera, que é deputado do partido de situação, PLD, por Santo Domingo.



Dominican Today
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br