EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES HOLANDESA CONFERE MAIOR FLEXIBILIDADE AOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS


O fundo de pensão da KPN, gigante holandesa do ramo das telecomunicações (10 bilhões de euros em ativos sob gestão), informou que oferecerá benefícios variáveis ​​aos participantes.

A mudança permitirá que os aposentados evitem ter todos os direitos previdenciários acumulados convertidos integralmente em anuidades, cujos valores caíram muito em anos recentes devido às baixas taxas de juros.

Em seu relatório anual, os gestores do KPN afirmam que os participantes filiados a planos de Contribuição Definida (CD) poderão escolher entre um fluxo de renda estável provido por uma anuidade ou pagamentos variáveis ao longo do tempo.

A escolha foi viabilizada por uma nova legislação (Wet Verbeterde Premieregelingen) introduzida em setembro de 2016 que permite que parte dos ativos continuem a ser investidos após a aposentadoria.

O KPN está entre os fundos de pequeno porte que vêm introduzindo os benefícios variáveis.

Muitos fundos de pensão, incluindo o Pensioenfonds PostNL e o BpfBouw, disseram que não introduzirão as pensões variáveis.

Com a nova legislação, os participantes de planos CD passaram a ter o direito de fazer uma pesquisa no mercado caso o fundo ofereça apenas uma única opção de percepção de benefício, quase sempre na forma de pagamentos de valor fixo.

Como poucos fundos decidiram conferir aos planos o nível de flexibilidade concedido pelas novas regras, os participantes que desejam continuar investindo seus ativos na aposentadoria se veem obrigados a recorrer a seguradoras como Aegon, NN, Delta Lloyd e Allianz, que oferecem contratos de benefícios variáveis.

Os gestores do fundo da KPN disseram que a decisão foi consequência da transferência de 8 mil participantes diferidos do antigo plano de pensão da empresa Getronics - adquirida pela KPN em 2007 - os quais foram incorporados ao fundo de pensão da gigante das telecomunicações no ano passado.

No plano da Getronics, liquidado no ano passado, muitos participantes acumularam direitos na modalidade CD. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br