REDUÇÃO DE CUSTOS DEIXA DE SER PRIORIDADE PARA FUNDOS SUÍÇOS, INDICA PESQUISA


Atualmente, apenas um terço dos fundos de pensão suíços almeja cortar custos, indicou pesquisa realizada pelo Credit Suisse. Cerca de 40% dos respondentes disseram já ter lidado com o assunto, enquanto 70% afirmaram ter chegado ao seu limite em se tratando de corte de despesas.

Nos últimos meses, a redução de custos era apontada como o principal item da agenda dos fundos suíços, sobretudo após a implantação de uma reforma estrutural que obriga as entidades a calcular a razão total de despesas (Total Expense Ratio - TER) de suas carteiras.  

Além de renegociar taxas e ajustar as alocações de ativos, diversos fundos - incluindo o BVK, o fundo de pensão do cantão de Zurique - têm buscado a redução das comissões pagas a alguns provedores de serviços.

De acordo com a pesquisa da Credit Suisse, os fundos de pensão acreditam que a diversificação e os retornos de longo prazo passaram a ser mais relevantes do que o corte de gastos. Mais de 70% dos respondentes afirmaram que a diversificação é primordial, mesmo que isso implique em custos mais elevados.

Nesse contexto, um dos temas mais relevantes é a exposição direta das carteiras ao segmento de imóveis, que envolve gastos elevados de gestão de ativos e, ainda assim, corresponde a 19% dos portfólios.

Em seu relatório, o Credit Suisse diz que o movimento em prol de investimentos diretos no segmento imobiliário é uma ‘vitória clara’ da indústria à medida que reduz riscos, aumenta a diversificação e oferece basicamente o mesmo potencial de retornos que as carteiras com maior exposição a títulos e papéis de renda variável. O banco de investimento argumenta ainda que a tendência a favor de investimentos com perfil de risco mais conservador, como os imóveis, é reflexo da crescente preocupação dos fundos de pensão com o envelhecimento dos participantes.

De acordo com a pesquisa, a demografia é o segundo maior desafio a ser enfrentado pelos fundos de pensão do país depois do longo histórico de baixas taxas de juros. Entretanto, o Credit Suisse salienta que as taxas geram um impacto menor sobre a alocação de ativos se comparadas às mudanças regulatórias e fatores externos.

Mais de 40% dos fundos de pensão pesquisados afirmaram estar dispostos a ‘baixar levemente’ a sua exposição à renda variável devido a mudanças demográficas em sua massa de participantes, enquanto 20% manifestaram a disposição de alterar a alocação de ativos ‘de forma significativa’.

Para cerca de 50% dos respondentes, a taxa de conversão monetária  relativamente alta passou a ser mais importante do que o problema demográfico atravessado pelo segundo pilar suíço. 



IPE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br